Os vários terroirs do Chile

mapa 3

No Novo Mundo, é mais comum as pessoas saberem de que uva um vinho é feito do que conhecerem o nome da região de onde ele vem. Quem despreza a influência do terroir sobre os vinhos feitos fora da Europa, contudo, se engana. É óbvio que cada região tem clima, solo, topografia diferentes. Portanto, os vinhos saem diferentes. Dois Cabernets Sauvignon feitos a 500 quilômetros de distância um do outro não podem ser iguais. É bom prestar a atenção na procedência de vinhos sejam eles europeus ou sul-americanos. Principalmente, daqueles de que você gostou, já que é sempre capaz de que haja outros bons vinhos na região. Decorar nomes de regiões vinícolas, no entanto, pode ser um problema. Sempre tive dificuldade, por exemplo, de lembrar os nomes das denominações de origem do Chile. Fala sério! Aconcagua, Cachapoal e Colchagua é tudo meio parecido. Boa parte dessas D.O.s têm nomes indígenas, originam-se do mapuche. Até hoje me complico.

Resolvi, então, registrar aqui um esquema que facilite a memorização desse monte de nomes. O site oficial da Wines of Chile divide as denominações de origem em quatro grupos regionais: Coquimbo (Norte), Aconcagua, Vale Central e Sul.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 Essa divisão baseia-se principalmente na latitude. Dentro de cada um desses grupos, há uma série de denominações, cada qual com suas características e vocação. Em todas os grupos regionais abaixo, há áreas costeiras, áreas entre cordilheiras (vales entre os Andes e a Cordilheira da Costa) e áreas no pé dos Andes. O Chile é uma tripinha, então, às vezes, uma mesma denominação vai da Costa até os Andes. No entanto, embora as distâncias não sejam longas, o clima muda muito dependendo da proximidade do mar e do montes nevados. O Pacífico é frio, refresca os vinhedos. As áreas entre cordilheiras são mais quentes. E as próximas aos Andes voltam ser mais frescas.

Coquimbo

Aconcagua

Vale Central

Sul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s