Um ótimo começo. Ou a belga dinamarquesa feita na Lituânia para o Brasil

copoÀ diferença do vinho, cerveja não depende nada (ou quase nada) do terroir, aquela entidade estranha que mistura solo, clima, topografia e cultura local. ” A cerveja, na maior parte das vezes, é feita com matérias-primas secas, pouco perecíveis e transportáveis para qualquer lugar antes do início do processo de fabricação”, me conta o meu irmão, Marcos Nogueira, sommelier de cervejas e autor do blog Bar do Nogueira. “Não é possível, ao degustar uma cerveja, saber se ela foi feita na Alemanha ou na Bélgica — mas sim se ela se encaixa nas características de um estilo X ou Y, belga ou alemão, ainda que tenha sido fabricada no Brasil ou no Sudão do Sul.”

Só não podemos dizer que a influência do terroir é  sempre e totalmente nula porque há as cervejas de fermentação espontânea, que dependem das leveduras presentes no ar e isso muda de um lugar para o outro, e há fabricantes, como a Faxe e a Albani, que fazem questão de usar água mineral de uma fonte local, sem alterá-la, pois acreditam que isso faz diferença no produto final. Mas é uma pequena diferença. Tanto que o primeiro lote da Faxe Witbier (R$21, a lata de 1 litro), criada pensando no mercado brasileiro, que deve chegar em março nos supermercados brasileiros não foi feito na Dinamarca, foi feito em uma cervejaria do grupo na Lituânia. Como toda witbier (veja slide show abaixo), no entanto, ela não é nem dinamarquesa, nem lituana, muito menos brasileira, é uma Belgian Ale.

As Belgians & French Ales formam um grupo, que abrange cinco estilos, reunido mais por uma questão geográfica do que de receita. São cervejas produzida na parte francesa da Bélgica. A witbier, em especial, é uma cerveja de trigo não-maltado, temperada com casca de laranja e semente de coentro. É quase branca e turva, por não ser filtrada. Pouco amarga, pois leva pouco lúpulo.  Por isso, são uma ótima forma de começar no mundo das cervejas. A primeira vez na vida que tomei um copo inteiro de cerveja com prazer foi com uma witbier.

WITBIERS NO MERCADO BRASILEIRO

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s