Que terroir é esse? Bolívia

25105651_1693453617342650_568915896_n (1)Poucos sabem, mas a Bolívia tem produzido bons vinhos de altitude na região de Tarija. O Tri Varietal da Campos de Solana é um blend das três variedades que se deram melhor em cada safra. No caso da safra de 2012, o corte inclui tannat, malbec e petit verdot. Delicioso. Com muita fruta escura no nariz. Na boca, é fresco, tem taninos redondos. Um vinho elegante, equilibrado, com ótima estrutura. Foi considerado o melhor pela maioria na nossa primeira degustação da confraria Que terroir é esse?.

Como muitas das novas regiões produtoras de vinho, Tarija fica muito fora da latitude considerada ideal para produzir vinhos. As regiões tradicionais estão entre os paralelos 30° e 50°. Tarija está entre os paralelos 21° e 23°.  Bem na altura onde hoje se produz bons vinhos no sudeste do Brasil. À diferença do sudeste brasileiro, no entanto, tarija tem um clima seco, quente e seco durante o dia, frio à noite. Isso porque é a região vinícola mais alta do mundo. A Campos de Solana está a 1.850m de altitude, mas há vinhedos até a 2500m. O solo é aluvial, composto por argila, areia e pedras.

Na verdade, não é uma região nova. Os jesuítas já produziam vinhos por aí há mais de 3 séculos. Há vinhas velhas de 300 anos. Tradicionalmente, a vinha era enrolada no caule da aroeira para protegê-la das pragas. As vinhas antigas são assim. A variedade é uma local conhecida como uvilla, algo que os padres trouxeram há séculos. Hoje se planta em espaldeira como em toda parte do mundo e as variedades que melhor se adaptaram foram a malbec (ou cot), a tannat e a petit verdot. As vinícolas são na maioria botiques e a colheita é toda manual.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s