Que terroir é esse? China.

25287077_1693453620675983_1890483979_n

Na primeira degustação da nossa confraria, o que mais provocava minha curiosidade era o vinho chinês. Eu tinha essa garrafa do Grace Vineyard Premium Cabernet-Merlot há mais de 3 anos. Uma amiga me trouxe da China. A Grace Vineyard é uma vinícola super premiada da região de Shanxi, no norte da China.

O país hoje é um dos maiores produtores de vinho do mundo. Só que tem tanta gente por lá que eles consomem tudo. Quando se trata de vinho, a China é considerada um país do Novo Mundo. Mas isso não é muito justo, porque atualmente os achados arquelógicos de produção vinícola mais antigos são justamente de Shanxi. O fermentado de uva, no entanto, só foi se tornar popular no país na Idade Média, durante a Dinastia Tang, e só muito recentemente a produção de vinho se alastrou pelo país.

Shanxi tem clima continental e solo arenoso, ambas boas características para a viticultura. A maturação das uvas, no entanto, não me pareceu perfeita. O vinho tinha bastante aroma de pimenta vermelha, algo de verde, a tal da pirazina. Lembrava alguns chilenos. Na boca, tinha corpo médio e bastante acidez. Interessante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s